Como remover a necessidade de “resolution screen” no Jira Software – Company Managed para preencher o campo “resolution” como “Done”?
Introdução
Para começar, a solução que vou propor, da forma mais simples possível, seria:
Settings > Issues > Workflows > (…) [no workflow que precisa alterar] > edit > Seleciona a transição para “Done” > Post Functions > Add post function > Update Issue Field > Add > Issue Field: Resolution > Field Value: Done > Add > Publish Draft.
Agora, vamos para uma explicação:
Quem usa o Jira Software no modelo “Company Managed” tem diversas possibilidades de configuração além das que estão no “Team Managed”. Uma dessas configurações está relacionada às transições.
Veja algumas diferenças. Aqui uma imagem da criação de transição no team managed:

E aqui as opções de regras do team managed:

Para efeito comparativo, veja a tela de criação de transição no company managed:

E veja quantas opções diferentes as transições podem ter nos workflows do company managed:

Problema
Existe um campo que é muito interessante chamado “resolution”. Acredito que o uso dele é motivo de outro artigo, portanto vou direto para a descrição do problema. Quando estamos usando um workflow em um projeto team managed, um item que vai para um status da categoria “DONE” (os verdes) altera automaticamente o esse campo “resolution” de “none” para “done”.
Isso não ocorre automaticamente no caso de um projeto company managed, e a solução recorrente é adicionar uma tela de resolução para a transição para o status “DONE”. Aparece uma tela com o campo resolution para ser alterado, e caso ele não seja alterado não há a possibilidade de concluir a tarefa. Isso gera stress para times que querem usar o campo para dashboards porém querem usar o campo de forma booliana, que poderia ser feito automaticamente.
Solução
Sem a necessidade de automação, é possível fazer uma elegante solução para esse problema.
Vá para Settings > Issues > Workflows


Clique nos (…) ao lado do workflow que deseja editar e clique Edit.

Selecione com o mouse a transição que vai para o último status do seu fluxo e clique em “Post Functions“:

Clique em “Add post funcion“:

Selecione a opção “Update Issue Field“:

No campo “Issue Field” preencha com a opção “Resolution” e para o campo “Field Value” selecione o valor “Done” e clique em adicionar:

E não se esqueça de publicar o rascunho clicando em “Publish Draft“:

Espero ter ajudado! Existem conteúdos da própria atlassian que podem te ajudar a entender melhor sobre as post functions, porém entre em contato preenchendo o formulário que nós podemos te ajudar a personalizar o seu Jira!
Até a próxima 😉
Leave a Reply